Uma comunicação eficaz nos ajuda a compreender melhor uma pessoa ou situação e nos permite resolver as diferenças, construir confiança e respeito, e criar ambientes onde as ideias criativas, resolução de problemas, afeto e carinho possam florescer.
Tão simples como a comunicação parece, muito do que tentar se comunicar com os outros e que os outros tentam comunicar-nos se mal compreendido, o que pode causar conflito e frustração nos relacionamentos pessoais e profissionais.
VAMOS ÀS TRÊS PRIMEIRAS DICAS PARA UM COMPORTAMENTO ASSERTIVO NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO:
1ª Assertividade – O respeito por si mesmo e pelo próximo. Capacidade de se expressar claramente.
2ª Consistência – Coerência, precisão, certeza, sinceridade, quando tudo em nosso corpo está alinhado para o mesmo objetivo.
3ª Escuta Ativa
Trata-se de ouvir e compreender a comunicação do ponto de vista do receptor da mensagem.
É inevitável pensarmos que o bom orador é aquele(a) que possui uma voz admirável, potente e “aveludada”. Não seja mais um que irá fortalecer essa ideia, pois o bom comunicador é aquele que se faz compreender por todos, ou seja, é aquele que consegue se expressar com clareza e propósito independente da faixa etária de seu público ou sua audiência.
Seja qual for o seu ramo de atuação, procure sempre a EXCELÊNCIA. Seja uma pessoa a ser lembrada pela qualidade na forma que você entrega seu conteúdo.
Abraços
Profº Igor Sargin Gondim