Uma comunicação eficaz nos ajuda a compreender melhor uma pessoa ou situação e nos permite resolver as diferenças, construir confiança e respeito, e criar ambientes onde as ideias criativas, resolução de problemas, afeto e carinho possam florescer.

 

Tão simples como a comunicação parece, muito do que tentar se comunicar com os outros e que os outros tentam comunicar-nos se mal compreendido, o que pode causar conflito e frustração nos relacionamentos pessoais e profissionais.

 

VAMOS ÀS TRÊS PRIMEIRAS DICAS PARA UM COMPORTAMENTO ASSERTIVO NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO:

 

1ª Assertividade – O respeito por si mesmo e pelo próximo. Capacidade de se expressar claramente.

 

2ª Consistência – Coerência, precisão, certeza, sinceridade, quando tudo em nosso corpo está alinhado para o mesmo objetivo. 

 

3ª Escuta Ativa

Trata-se de ouvir e compreender a comunicação do ponto de vista do receptor da mensagem.

 

 

         É inevitável pensarmos que o bom orador é aquele(a) que possui uma voz admirável, potente e “aveludada”. Não seja mais um que irá fortalecer essa ideia, pois o bom comunicador é aquele que se faz compreender por todos, ou seja, é aquele que consegue se expressar com clareza e propósito independente da faixa etária de seu público ou sua audiência.

 

Seja qual for o seu ramo de atuação, procure sempre a EXCELÊNCIA. Seja uma pessoa a ser lembrada pela qualidade na forma que você entrega seu conteúdo.

 

Abraços

Profº Igor Sargin Gondim

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