Dicas para melhorar as habilidades de comunicação

Seja um bom ouvinte

Por mais que não pareça, ser um bom comunicador implica ser um bom ouvinte, isso ocorre porque o ato de ouvir ajuda a entender melhor as outras pessoas, permite nos colocarmos no lugar do outro e construir relacionamentos. Além disso, denota respeito.

Por isso, aproveite as oportunidades que possuir para ouvir, prestando atenção e respo

ndendo. Você vai ver: o resultado pode ser surpreendente.

Não interrompa ou fale junto com seu interlocutor

Interromper seu interlocutor ou falar junto com ele representa uma falta de respeito.

É claro que isso pode acontecer de vez em quando. Mas se deve evitar essa situaç

ão.

Nesse sentido, é importante destacar que, quando falamos junto com outra pessoa, caracterizamos que não importa o que ela está afirmando, porque o que temos a dizer é mais relevante.

Além disso, o ato de interromper o interlocutor indica que você não acredita nele e que, por isso, quer controlar a conversa.

Ouça de forma ativa

Talvez você não s

aiba, mas existem dois tipos de escuta: a passiva e a ativa.

A passiva acontece quando você aparentemente conversa com alguém, mas, na verdade, está apenas escutando. Ou seja, não responde, dialoga, argumenta etc.

Já na escuta ativa, sua atitude é a de responder o outro baseando-se naquilo que ele diz.

Como você já deve ter percebido, ouvir de forma ativa denota respeito e ajuda a estab

elecer um relacionamento.

Faça contato visual

Muitas pessoas nã

o percebem, mas têm mania de olhar para baixo ou para os lados quando estão conversando com outras pessoas.

Isso é um problema muito grande para a comunicação, porque demonstra falta de confiança ou até mesmo o ato de contar uma mentira.

Por isso, não hesite em fazer contato visual, passando a ideia de que está bem focado e atento na conversa.

Igor Sargin Gondim

Professor e Palestrante de Oratória

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