Seja um bom ouvinte
Por mais que não pareça, ser um bom comunicador implica ser um bom ouvinte, isso ocorre porque o ato de ouvir ajuda a entender melhor as outras pessoas, permite nos colocarmos no lugar do outro e construir relacionamentos. Além disso, denota respeito.
Por isso, aproveite as oportunidades que possuir para ouvir, prestando atenção e respo
ndendo. Você vai ver: o resultado pode ser surpreendente.
Não interrompa ou fale junto com seu interlocutor
Interromper seu interlocutor ou falar junto com ele representa uma falta de respeito.
É claro que isso pode acontecer de vez em quando. Mas se deve evitar essa situaç
ão.
Nesse sentido, é importante destacar que, quando falamos junto com outra pessoa, caracterizamos que não importa o que ela está afirmando, porque o que temos a dizer é mais relevante.
Além disso, o ato de interromper o interlocutor indica que você não acredita nele e que, por isso, quer controlar a conversa.
Ouça de forma ativa
Talvez você não s
aiba, mas existem dois tipos de escuta: a passiva e a ativa.
A passiva acontece quando você aparentemente conversa com alguém, mas, na verdade, está apenas escutando. Ou seja, não responde, dialoga, argumenta etc.
Já na escuta ativa, sua atitude é a de responder o outro baseando-se naquilo que ele diz.
Como você já deve ter percebido, ouvir de forma ativa denota respeito e ajuda a estab
elecer um relacionamento.
Faça contato visual
Muitas pessoas nã
o percebem, mas têm mania de olhar para baixo ou para os lados quando estão conversando com outras pessoas.
Isso é um problema muito grande para a comunicação, porque demonstra falta de confiança ou até mesmo o ato de contar uma mentira.
Por isso, não hesite em fazer contato visual, passando a ideia de que está bem focado e atento na conversa.
Igor Sargin Gondim
Professor e Palestrante de Oratória