O Brasil passou a liderar como o maior produtor de soja. Lembrando que este mês de setembro acaba o vazio sanitário da soja e se inicia os preparativos para a semeadura. O primeiro passo para uma boa produção é fazer o básico. A plantabilidade é uma das etapas que define o potencial produtivo. Nesta fase podemos envolver os fatores como: semeadura, velocidade da máquina, solo e cobertura. O básico se inicia na amostragem e classificação do solo.

No processo de semeadura, devemos optar por sementes de qualidade, procedência, livre de impureza e certificadas. O solo, que é o meio de sustentação, deve possuir boas condições químicas, físicas e biológicas para o desenvolvimento inicial da cultura.

A profundidade de semeadura vai depender do tipo de solo, conforme a recomendação da Embrapa, as sementes devem ser depositadas de 3-5 cm, não deixando de considerar o grau de umidade deste, devendo estar no ponto friável, para evitar, principalmente danos físicos e má germinação. O termo plantabilidade se refere, além da profundidade de semeadura, como também a distribuição equidistante das sementes, considerando a população indicada para o material escolhido. Um bom vigor de sementes e enraizamento de plantas no inicio, pode definir o sucesso da lavoura.

A velocidade de plantio vai interferir na distribuição das sementes, a velocidade média a ser trabalhada recomendada é de 6 km h, podendo as semeadoras pneumáticas trabalharem em uma velocidade um pouco maior. Quando se trata quesito cobertura, o planejamento da dessecação deve vir com antecedência , para evitar efeito alelopático negativo na cultura a ser cultivada ou mesmo embuchamento/envelopamento, minimizando interferir a qualidade de plantio ou mesmo velocidade de trabalho da semeadora.  A regulagem adequada da semeadora, antes do plantio é primordial.

Lembre-se, medidas de prevenção são muito melhores do que as de correção. Se atentem aos detalhes, faça um planejamento detalhada e no mínimo o básico para se ter a garantia de uma agricultura bem feita. Tenham todos uma ótima safra.

Veja também