* Pensando o Direito e a filosofia temos: O Direito em sua própria essência é amplo e interdisciplinar com uma visão social e filosófica o jurista não pode prescindir de absorver uma formação que congregue conhecimentos vindos de várias áreas, afinal, o Direito é universal e interfere, direta ou indiretamente, em todas as situações.

*A Filosofia desponta com o desejo da humanidade em encontrar respostas capazes de satisfazer a curiosidade humana alimentada por um interesse inquitante. As respostas até então existentes estavam fundadas nos mitos e, portanto revestidas de mistérios, forças sobrenaturais e fé; não suportavam questionamentos e usavam o aparato cultural para terem sentido.

A filosofia hoje tenta buscar e superar a metodologia do passado, e a Filosofia enfrenta os desafios de desbravar novos caminhos; de enfrentar as tradições e chocar com as verdades já prontas e acabadas so senso comum. O filósofo tem a função de investigar e questionar a essência e a natureza do Universo, do homem e de fatos, por meio de análises, reflexões e críticas.

Dica de filme MATRIX  (Matrix”, um sistema de computador que manipula a mente das pessoas e forja uma falsa realidade, enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia).

* O nascimento da Filosofia acontece na Grécia antiga, aproximadamente no século VI a. C. e o primeiro filósofo de que se tem notícia é Tales de Mileto. “Todas as coisas são feitas de água, teria dito Tales de Mileto. E assim começam a Filosofia e a Ciência” (RUSSELL, 2001. p. 21).

* A filosofia que se produziu durante toda a Idade Média está intimamente ligada, em suas origens à expansão do cristianismo. Os maiores representantes do pensamento medieval foram cristãos fervorosos […] que procuraram conciliar os métodos filosóficos dos gregos aos ensinamentos da fé cristã, para refletir sobre o mundo e o ser humano dentro de uma perspectiva teocêntrica (CHALITA, 2005, p. 99)”.

Dica de leitura “O conta da Aia” (livro e série) The Handmaid’s Tale é um romance distópico de 1985 da autora canadense Margaret Atwood.

Veja também